CGTB realiza seminário com sindicalistas e empresários

Encontro foi mais uma iniciativa da Coalizão Indústria-Trabalho 

Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, esteve entre os expositores e falou sobre a “Corrupção e o Sistema da Dívida”. (Foto: Divulgação/Sindicomunitário)

Para debater a situação atual da indústria brasileira, a experiência da industrialização e perspectivas futuras, a CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) realizou, nos dias 14 1e 5 dezembro, o seminário “Emprego, Salário, Indústria e Desenvolvimento”.

O evento, que aconteceu no Hotel Dan Inn Planalto, no centro de São Paulo, é mais um desdobramento da Coalizão Indústria-Trabalho, lançado no dia 06 de abril/2015, e que reúne trabalhadores e empresários com um objetivo em comum: apresentar e discutir propostas que viabilizem a retomada da competitividade da indústria nacional.

 

Empresários e trabalhadores se reúnem mais uma vez em defesa da indústria nacional em evento no Hotel Dan Inn Planalto. (Foto: Divulgação/Sindicomunitário)

 

Personalidades importantes do mundo empresarial e do trabalho dividiram espaço nas mesas de exposição e debates no auditório do Hotel Dan Inn Planalto. Entres eles, o presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), Carlos Buch Pastoriza (presidente da Abimaq), Robson Braga de Andrade (presidente da CNI), Carlos Batista Lopes (diretor de redação do jornal Hora do Povo), Maria Lúcia Fatorelli (Auditoria Cidadã da Dívida), Carlos Alberto Pereira (secretário-geral da CGTB), Fernando Leite Siqueira (vice-presidente da Aepet), entre outros.

O presidente do Sindicomunitário e da Fenaac, José Roberto Prebill, que é também vice-presidente nacional da CGTB, foi um dos expositores e compareceu acompanhado dos diretores executivos Mirian Buglio (secretária geral) e Domingos Sávio (diretor financeiro), diretores de base, Eli R. Oliveira (coordenador de Projetos e Eventos), Georges W. Bampale (coordenador do Projeto Agente Imigrante), além de parceiros do Sindicomunitário e da Fenaac, Sandro Duarte (Clínica Indaiá) e Alberto Gasparini (Fenaac Saúde Total).

Roberto Prebill falou sobre a importância da atuação do Sindicomunitário na atual crise política e econômica.

“É papel do sindicalismo moderno trabalhar também para a sociedade como um todo, não apenas pela categoria profissional que as entidades representam”, disse o presidente em sua preleção no encerramento do evento. “A crise que estamos vivendo atualmente deixa problemas como saúde, habitação e os direitos dos milhares de imigrantes e refugiados em segundo plano. Por isso temos diversos projetos nessas áreas no Sindicomunitário e na Fenaac, como projetos habitacionais da Minha Casa Minha Vida, Fenaac Saúde Total, Projeto Agente Imigrante, entre outros, envolvendo diversos parceiros nesses setores”, finalizou.

 

Crise 

“A situação da indústria nacional é alarmante, com desindustrialização, desnacionalização e desemprego. Em 1985, a indústria participava com 27,2% na formação do Produto Interno Bruto (PIB) e hoje está abaixo de 9%”, disse Bira, presidente da CGTB.

Segundo o IBGE, de janeiro a agosto deste ano, a produção industrial caiu 6,9%. O desemprego é generalizado e atinge todos os setores. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram fechados 572.792 postos de trabalho com carteira assinada nos oito primeiros meses do ano.

Essas demissões ocorreram em função dos juros extorsivos, câmbio desequilibrado, corte dos investimentos e achatamento do mercado interno.

A indústria é o setor mais dinâmico da economia. Sem uma indústria nacional forte não há desenvolvimento. É a indústria que gera emprego de qualidade. Foi com base na indústria nacional que o Brasil teve o maior crescimento da economia de 1930 a 1980.

 

O presidente Roberto Prebill e diretores do Sindicomunitário e da Fenaac participaram de mais esse importante encontro entre empresários e trabalhadores. (Foto: Divulgação/Sindicomunitário)

Escrito por Fenaac

Atendimento: (11) 2153-4026- contato@fenaac.org.br
Av. Prestes Maia, 241 - 43º andar - Conj. 4301 - 
Vale do Anhangabaú - São Paulo - SP - CEP 01031-001

       

Style Setting

Fonts

Layouts( inner pages )

Direction

Template Widths

px  %

px  %